Pensador e militante anarquista contemporâneo, nascido nos EUA, filho de operário de origem russa, militante da IWW – Industrial Workers of the World.
Depois de ter sido militante comunista, rompeu nos anos 50 com o marxismo-leninismo, influenciado pela Revolução Espanhola [1936 - 1939] e pela Revolução Húngara de 1956.
A partir daí, tornou-se anarquista, sendo considerado hoje um dos principais teóricos do pensamento libertario. Ligado aos movimentos alternativos, participou das lutas dos anos 60 pelos direitos civis e contra a guerra do Vietnã. Em 1968 foi para Paris, onde acabou participando das lutas de maio.
Sua reflexão centra-se sobre a ecologia social, os problemas urbanos e a implantação de um municipalismo libertário, datando de 1962 o seu primeiro livro sobre ecologia.
Foi professor da Alternative University de Nova Iorque e fundador do Instituto For Social Ecology. Editor da revista Anarchos, Bookchin é o exemplo de intelectual independente, capaz de conciliar uma militância social com uma refleção crítica contemporânea.
fonte:
contra-capa do livro Sociobiologia ou Ecologia Social?, de Murray Bookchin; Achiamé Editor, Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário