Além de ter se tornado um velhinho de aparência muito simpática Murray Bookchin foi um gigante do pensamento libertário contemporâneo.
Nasceu em 14 de janeiro de 1921 e faleceu em 30 de julho de 2006 foi o fundador da ecologia social, um brilhante acadêmico, com contribuições importantes não só ao movimento anarquista, mas aos movimentos ecologistas e nos movimentos contestatórios em geral.
Militou em diversas organizações políticas, tais como a Liga Libertária, filho de militantes da IWW, ligado a movimentos alternativos participando de lutas dos anos 60 pelos direitos civis e contra a guerra do Vietnã, participou do primeiro de maio em 68, em Paris bla bla bla bla, com todo o respeito que os bla bla blás encerram.
Lá pelos anos 90 tornou-se arquinimigo teórico de Hakim Bey e seu anarquismo ontológico. No entanto, dizem que os dois foram vistos, em mais de uma ocasião, cambaleando bêbados abraçados pelas ruas de Nova York.
Bookchin é o autor de Anarquismo Pós-Escassez (1974), A Ecologia da Liberdade, Sociobiologia ou Ecologia Social? e outras obras tratando do Municipalismo Libertário.
in:
Nenhum comentário:
Postar um comentário