As classes dominantes sempre tentaram criar um aspecto de legitimidade, religiosa ou cientifica, para seu domínio sobre a massa popular. Do direito divino de reis e déspotas na idade média a tese "cientifica" da superioridade da raça ariana dos nazistas, as formas de tentativa de legitimação das relações autoritárias de poder sucedem-se historicamente.
Uma destas teorias é o Determinismo Biológico, também chamado de Sociobiologia. Defendendo idéias como a de que as relações hierárquicas seriam naturais e genéticas entre os seres vivos, a Sociobiologia vem servindo como pano de fundo ideológico para diversas pesquisas que servem aos interesses dos poderosos.
Nesta obra o autor, importante militante e pensador libertário, contrapõe a esta teoria seu conceito de Ecologia Social, enfatizando a importância dos fatores de cooperação e mutualidade nas relações entre as espécies, levanta questões imprescindíveis ao pensamento ecológico e libertário. – Sociobiologia ou Ecologia Social, de Murray Bookchin lançado pela editora Achiamé.
fonte:
vendas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário