"Alegre-se! Tudo é de todos!"

quarta-feira, 3 de novembro de 2010


Este documento é uma pequena contribuição do Coletivo Alternativa Verde (CAVE) no sentido de iniciar uma conversa com outras organizações e coletivos não só do movimento ecológico, como também no cenário maior dos movimentos sociais de nossa região, então vamos iniciar o nosso diálogo.

O capitalismo é uma edificação e os materiais utilizados em sua construção e na sua manutenção são a dominação, a exploração e a alienação mas se nos esforçarmos quem sabe poderemos ver além desta edificação e de seus materiais.


Ou pelo menos Sonhar com este outro lado, já que mal o podemos ver claramente. Alguns dizem, que esta idéia é uma ilusão, algo infantil, desorientada e confusa.


Porém nós acreditamos que é uma possibilidade, uma rota por explorar, um caminho no qual podemos caminhar, e nos orientar em uma nova forma de fazer política e que não tem por objetivo o poder que não é uma vanguarda iluminada cujo programa, liderança e carisma se tenha que seguir cegamente.


E sim uma entre muitas possibilidades de interpretação e de leituras. Então vamos lançar nossos olhares para além do edifício do capital e de suas relações e estes olhares serão nossos instrumentos na tentativa de vislumbrar algumas alternativas na construção de uma outra realidade.


O primeiro Olhar: Unidade na Diversidade

Ao olharmos a nossa sociedade, mas especificamente nos últimos dois séculos, o pensamento hegemônico e também dos movimentos sociais foi construído sob algumas bases teoricamente bem sólidas.


O pensamento moderno, sob a influência do iluminismo, do pensamento newtoniano e depois do positivismo gerou a visão de que poderíamos construir a verdade a partir da racionalidade.


Construiu-se a idéia de que poderíamos encontrar através da ciência, a verdade, e com ela, construir leis universais do funcionamento da história. Nossos movimentos sociais adotaram esta visão.


Se encontrávamos e compreendíamos esse funcionamento, só era questão de seguir as pautas dessa verdade científica para construir a revolução.


Esta idéia sobre a verdade, a racionalidade e a ciência, gerou um marco de pensamento patriarcal, linear, e mecanicista, que ajudou muito na construção de uma modernidade desenvolvimentista e em constante expansão.


A idéia de progresso, de desenvolvimento, e crescimento, foi adotada por nossa sociedade, pela esquerda e por nossos movimentos como um fato sem questionamento da história humana.


Mas esse pensamento ajudou muito no funcionamento de um sistema que precisamente precisa crescer sem obstáculos. É assim que funciona o capitalismo. O capitalismo cresce, ou perece.


Esse pensamento está em crise hoje. A nossa visão então se inscreve na desestruturação desse pensamento. E, por que as bases deste pensamento modernizador, desenvolvimentista, positivista causaram vários estragos?


Nós propomos uma unidade na diversidade. Propomos a idéia da verdade múltipla frente às leis universais de verdades únicas. O pensamento dominante ou hegemônico ajudou a criar a idéia de que se tinha de homogeneizar, desenvolver, modernizar.


Esta visão ajudou a arrasar as diferenças, "os diferentes" em nome de uma modernidade racional que avançava inexoravelmente para um mundo melhor. E todos nós sofremos as conseqüências desta visão.


O nosso olhar se inscreve então numa onda de novas idéias que nos dizem que a história não está escrita, que não necessariamente avançamos para um sistema melhor, e que o múltiplo e o diverso não são um obstáculo, senão que as diferenças são uma riqueza a proteger, a preservar.


A diversidade nos ajuda a avançar. A unidade na diversidade é a proposta de um outro mundo onde convive, em unidade de princípios, a diversidade de idéias sem que uns se imponham a outros.


Não é só uma idéia utópica do futuro, é uma forma de ver-nos, sonhar-nos, falar-nos entre nós. Hoje a política não deve ser feita mais em nome de verdades fechadas, mas de uma relação viva entre grupos diversos e princípios revolucionários.


segue...


fonte:

http://www.slideshare.net/coletivocave/4-olhares/download


Nenhum comentário:

Postar um comentário